No dia 06 de outubro de 2012 o aluno Gerson Cassiano dos Santos Netto participou da terceira Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Física, que aconteceu na cidade de Uberaba, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Gerson contou com o apoio do professor Enílson Araújo da Silva, que o orientou na parte experimental e teórica, bem como o acompanhou ao local da aplicação da Olimpíada.

A prova ocorreu em dois períodos: pela manhã a prova experimental, e a tarde prova teórica, nas quais o aluno pôde testificar o que aprendeu nas aulas com o Professor orientador, com destaque no momento do experimento, em que o aluno aplicou os conhecimentos recebidos quanto à precisão de medidas e cálculos de erros, ao contrário dos concorrentes, que fizeram o experimento sem critério de medida e de observação.

O aluno utilizou integralmente o tempo autorizado, finalizando as atividades propostas às 17h, que ao todo formaram uma prova difícil, abrangendo conhecimentos somente enfocados em cursos de nível superior, comentados pelo professor Enílson durante os trajetos à Uberaba, e bem aproveitados por Gerson.

No retorno visitaram o Laboratório de Novos Materiais Isolantes Semi – Condutores (LNMIS) na UFU – Campus Santa Mônica, onde Gerson conheceu o Prof. Doutor Noélio de Oliveira Dantas, responsável pelo LNMIS, autor de vários artigos e orientador de Mestrado e Doutorado em Física de Novos Materiais.